sábado, 11 de junho de 2011

PALESTRA BEM-AVENTURANÇAS

TEMA: “AS BEM-AVENTURANÇAS”

“Nosso caminho espiritual deve nos levar à felicidade, “a bem-aventurança”. Todos temos desejo de sermos chamados de bem-aventurados!
O Sermão da Montanha, é a Carta Magna do Cristianismo. Aí, JESUS, nos explica  onde Ele quer levar Seus discípulos.  Mostra como deve ser o “Homem Novo”, que Ele quer formar em nós.
É uma mentalidade  oposta `a mentalidade do  mundo.
O homem das bem-aventuranças é um homem feliz, conquistou seu ideal. Assim deve ser o homem conforme a imagem de Deus: pobre em espirito, humilde, manso e justo.
O HOMEM ASSIM É UMA BÊNÇÃO PARA TODA A HUMANIDADE!
Não é uma perfeição fechada em si. Ele se torna luminoso e a luz tende a se expandir. Assim é a transformação  do homem material em espiritual. Ninguém se santifica sozinho, nem se torna bem-aventurado para si. “QUEM SE ELEVA, ELEVA O MUNDO.”
Como se realiza a bem-aventurança?  Devemos ser realistas. O ideal é sublime, mas sabemos que o “homem velho”, em nós, não quer morrer. As trevas que há em nós, devido ao pecado original, não querem ser expulsos. Opõem resistência à Luz da Graça de Deus. O “homem velho” , não quer trocar suas satisfações materiais e sensuais, por uma felicidade superior. Aí, se impõe uma luta séria. Deixar de lado as falsas bem-aventuranças do mundo é difícil. O Sermão da Montanha é a conquista da virtude perfeita. Só as virtudes, enriquecidas pelos  dons do Espirito Santo chegaram a perfeição. Já se supõe uma luta renhida que antecedeu.
Sabemos que Jesus, convidou Seus discípulos a carregar a cruz.
Também  nós, Almas Pequenas, não devemos nos iludir!  PEQUENO, não quer dizer ser indolente, relaxado ou egoísta, mas sim, deve ser generoso na renúncia!  Em todos nós seres humanos, há um fundo de maldade, vaidade, amor próprio ,indolência , de ressentimento, de mágoa, rancor e de egoismo, pois todos  os seres humanos herdaram, sem excessão, o Pecado Original.   Devemos lutar conta a “Lei do Menor Esforço”, que é também  típico na pessoa relaxada na fé, na vida de oração.
A Bem-Aventurança, a felicidade plena, deve ser conquistada com a graça de Deus. Melhor, nós devemos abrir-nos à Luz da Graça, pois esta transformação é uma Obra Divina.  
QUEM PODE NOS AJUDAR?
Já vimos que é algo que ultrapassa nossos esforços. Mas Aquele que nos chama  à Felicidade Verdadeira, é o mesmo que nos ajuda `a conquistá-la!
“EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA, E A TENHAM EM ABUNDÂNCIA”.
Somos chamados  e convidados a nos deixar transformar.
O Livro da “MENSAGEM” é um apelo forte para o mundo de hoje, que se deixa iludir por falsos ideais  e valores deformados( como por ex:  pelas relações extra-conjugais; relações antes do casamento; relações homoxessuais; aborto -  nosso  corpo e o do próximo é” Templo do Espirito Santo” , e não temos o direito, o poder sobre ele, só Deus, o Autor da Vida  , e assim sendo, um dia teremos de prestar contas a Deus de nossas opções, escolhas  ;enfim, tudo isso vai contra o que Jesus pregou  e contra os 10 Mandamentos de Deus, que muitos acham já ultrapassados, caducos;  o lema destas pessoas é “temos que avançar” – e muitos” avançam” tanto, que acabam caindo num abismo profundo e sem volta. Só o arrependimento profundo mais a misericórdia de Deus é capaz de retirar o homem  do lamaçal  onde se afundou ). Na “MENSAGEM” encontramos vários textos onde Jesus chama a atenção “ dos corruptores da infância”, e insiste no retorno de Seus Filhos aos valores de Deus, à prática do Evangelho, que só ai encontrarão a felicidade e a paz verdadeiras e eternas que tanto buscam e só encontram o vazio, a decepção, até o desgosto de continuar vivendo...
Querem uma felicidade a curto prazo. E esta ilusão é por demais perigosa!
É A TENTAÇÃO DO SÉCULO!
Por isso deixemos Jesus entrar em nossa vida!
Ele só pede para ser acolhido como Amigo, Conselheiro, Médico e Instrutor! 
Ele nos ensina O  Caminho!  Jesus não é Um caminho, mas sim, Ele é O Caminho!... E  essa história que todos os caminhos levam a Deus é uma grande mentira!...  Muitos acreditaram nisso e suas vidas ficaram ainda mais confusas. Não são superstições, crendices, amuletos, “fazer isso ou aquilo”, que leva a pessoa à Salvação Eterna, mas só e unicamente JESUS ; ser uma alma humilde, de boa vontade, e fazer o que Deus pede, aconselha,  através de  Seus Dez Mandamentos!   Quem acha que estão” fora de moda” , este sim  , é o autentico  homem egoísta e fraco, pois é preciso ser corajoso/corajosa para seguir  Jesus e “entrar pela porta estreita da salvação”! É preciso ser muito corajoso/corajosa  aqueles que não temem a opinião do mundo, irem contra a corrente do mundo, mas só se preocupam com a única opinião que devem levar em conta: a de DEUS- nosso Pai e Criador! A final,só Deus salva,  e não o mundo, com a sua “propaganda enganosa” que atrai e seduz os menos avisados... E a vida deste mundo passa tão rápido... De repente estaremos na Eternidade, diante de Deus, e que obras  nós cristãos batizados e também os não  cristãos ,apresentaremos a Deus? Só poeira, vaidade, rixas,discórdias,  egoísmo disfarçado  em amor? Que vida lastimosa, insípida, vazia!...
COM JESUS NOS TORNAMOS BEM – AVENTURADOS!
Ele tem insondáveis riquezas de amor para todos. Ele nos empresta a Sua força!
VIVER COM JESUS – EIS O LEMA DAS ALMAS PEQUENAS!!!
Dele nos vem tudo: Luz e Felicidade!
Com Jesus, já e agora, somos bem-aventurados, embora devamos crescer nesse caminho.

Que alegria para Jesus, quando encontra almas desejosas da verdadeira felicidade! Almas que renunciam às falsas promessas do mundo, almas que meditam no Seu A mor e acabam se transformando por este mesmo Amor!



Nenhum comentário :

Postar um comentário