segunda-feira, 19 de outubro de 2020

MEDITAÇÃO DO EVANGELHO DE HOJE : " A VIDA DE ALGUÉM MESMO NA ABUNDANCIA NÃO ESTÁ ASSEGURADA . A SUA PRÓPRIA INSENSATEZ SERÁ SUA RUINA . POIS A MORTE PODE BATER A SUA PORTA A QUALQUER MOMENTO E NADA PODERÁ LEVAR DO QUE ACUMULOU, NA MAIORIA DAS VEZES RIQUEZAS ACUMULADAS DE FORMA INIQUA . O JULGAMENTO DE DEUS VIRÁ E NEM SUAS RIQUEZAS PODERÃO LIVRÁ-LO DO INFERNO ETERNO !

                             



  1. “ Cuidado com toda ganância, pela vida de alguém, mesmo em abundância (...) ”
    Jesus Cristo é a Palavra viva. Ele é a voz de Deus Pai. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida (cf. Jo 14, 6). Ninguém vai ao Pai senão por meio dele (cf. Jo 14,6). É bom recordar estas verdades no início da leitura do Evangelho, para ouvir com renovada consciência as lições de vida oferecidas pelo próprio Jesus. Deixe-nos saber ler e reler este Evangelho e deixe-nos saber como acolher a Palavra de Deus que é para mim hoje.
    Aqui o Senhor nos exorta a ter cuidado com “ toda ganância ”. Outras traduções da Bíblia também falam de ganância ou ganância. A ganância é, segundo o dicionário Larousse, o "desejo imoderado de possuir algo ”. Segundo a mesma fonte, a ganância é “ a atitude de quem restringe excessivamente os seus gastos ” e a ganância é “ o desejo imoderado de dinheiro e suas riquezas ”. Segundo o Catecismo da Igreja Católica (n ° 1865), a avareza - acumulação de riquezas buscada em si mesma - é um dos sete pecados capitais porque gera outros vícios em nossa vida.
    Por que essa sede de posse, também traduzida pelo consumismo desenfreado ou pelo desejo de controlar todas as situações pessoais e familiares, é alertada por Jesus? Que cada um de nós releia nossa vida: o que acontece em mim, ao meu redor, quando toda a minha atenção está voltada para minha riqueza, minhas posses, o controle da situação? São João Crisóstomo nos oferece uma linha de pensamento: “Ele se engana ao olhar para bens reais, coisas bastante indiferentes. Existem, de fato, coisas que são essencialmente boas, outras essencialmente más e, finalmente, outras que se interpõem. A castidade e a humildade, e as demais virtudes são bens reais, e fazem bem quem as pratica. Os vícios que se opõem a essas virtudes são essencialmente maus e também tornam mau quem as pratica. Outras coisas ocupam o centro das atenções, como a riqueza, às vezes são usados ​​para fazer o bem, esmolas, por exemplo, às vezes são um instrumento do mal, como a avareza . "
  2. “ (...) não depende do que ele tem. "
    O Senhor nos avisa do perigo, não da riqueza, mas de como usá-la. Se se tornarem o meu único centro de interesses, a minha única segurança na minha vida e o propósito da minha existência, estarei muito enganado no modo de viver, pensando que tudo está nas minhas mãos e que tudo depende do meu trabalho, do meu esforços e meus próprios planos. Ouro, "a vida de alguém não depende do que ele tem ”. Do que depende então? Lembremo-nos de que se os homens olham as aparências, Deus olha o coração (cf. 1Sm 16). No meio das minhas riquezas, sejam materiais, humanas ou espirituais, perguntemo-nos: em quem ponho a minha confiança? Se percebemos uma tendência, por mais sutil que seja, de apoiá-la nas nossas próprias riquezas, abramos o coração à palavra de Deus que nos diz: “Tolos! Hoje, vamos pedir sua alma novamenteO grito das vítimas de ataques ou de qualquer outro ente querido que morreu "prematuramente" ressoa em nossos corações e nos lembra que o dom da vida está por um fio. Não somos os mestres disso. E se vivêssemos cada dia como se fosse o primeiro e o último, qual seria a nossa relação com a riqueza?

Diálogo com Cristo

“ Deus Todo-Poderoso, Deus que é amor, tende piedade de vossos filhos: ilumina-lhes as provações, fortalece-lhes a fé, para que não duvidem de que os amas como pai. "

Resolução

No início do dia, tentarei colocar os interesses de Deus no centro de minhas decisões.

Chantal de Baillenx, consagrada 

Nenhum comentário :

Postar um comentário