sábado, 11 de junho de 2011

PALESTRA: NOSSA SENHORA

PALESTRA  DE FREI OTAVIO SCHNEIDER (OFM)
TEMA:  NOSSA SENHORA
“ No  DIARIO DE MARGARIDA, JESUS diz: “ A Minha Santa Mãe está entre Mim e os homens. Ama-a e reza-lhe com toda a tua alma, pois Ela é a tua Mãe e ama-te com amor de predileção...” (29.5.66).
Estas palavras de Jesus também são para nós, almas pequenas.  Maria também nos ama  de modo particular ; e também a todos os Seus filhos até aqueles que nunca ouviram falar Dela, com amor de predileção!  Quanta consolação estas palavras nos trazem...
Diante deste quadro por vezes tão desolador em que a humanidade se encontra, Deus não deixa de mandar suas consolações divinas. Jesus nos deixou Maria, como nossa MÃE,  e que Mãe! Para nos consolar neste vale de lágrimas intercedendo por nós diante de Deus – Maria é, realmente, a única mulher poderosa que já passou por esta Terra, pois viveu só para fazer a vontade de Deus. Ela foi a primeira discípula de Jesus e Ela nos ensina como agradar a Deus, como nossa vida deve ser  vivida para dar glórias a Deus, fazê-Lo se sentir feliz conosco!
Sua intercessão é poderosa diante de Deus!  Ela e só Ela tem grande poder sobre o coração de Deus! Pois mesmo não compreendendo totalmente os designios de Deus, aceitou  com amor e por amor , não só as alegrias mas também todos os sofrimentos que Deus permitiu em sua vida. Alguém ainda duvida que Maria foi a mãe que mais sofreu sobre a Terra? Ela é o modelo para as mães que perdem seus filhos, sejam para  uma vida desvairada  ou para a violência do mundo ou para alguma fatalidade da vida. Enfim, só Maria compreende a fundo a dor de um coração ferido, sofrido de uma mãe!  “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Maria a única mulher que passou por esta Terra: pura , santa e imaculada e só assim sendo, pois Ela nasceu sem o pecado original, poderia ter sido a eleita, a escolhida de Deus para gerar o Filho de Deus!
Não adoramos Nossa Senhora, como certas denominações religiosas  teimam em dizer a respeito de nós católicos ;nós sim, A veneramos, pois como amar Jesus e não amar a Sua Mãe? E, por incrível que possa parecer, existem alguns  católicos que dizem não necessitar da intercessão de Nossa Senhora para alcançar alguma graça de Deus e não nutrem  amor por Ela. É lamentável tudo isto. 
Como não amar Aquela que só viveu para amar e servir a Jesus? Como não amar Aquela que através de seu FIAT a Deus , permitiu que o Filho de Deus, em seu ventre,  fosse gerado? Ela que tinha planos, como qualquer jovem de sua época, abriu mão deles, por amor e obediência a Deus! Como não amar ,admirar e venerar, esta grande mulher?  Como não tê-La como modelo a seguir? Ela é o nosso modelo de autentica e verdadeira discípula de Cristo! Ela também, em especial, é e deve ser o modelo para as mulheres de nosso tempo. E não mulheres  que jogam a sua vida fora, numa vida fútil e leviana, pensando  ser livres , na verdade são escravas  de suas vaidades ! Só é verdadeiramente  livre a mulher e o homem escravos de  Deus e não dos prazeres sensuais  e dos bens materiais!  Rezemos pelos nossos irmãos que não amam Nossa Senhora, para que se aprofundem verdadeiramente nas Sagradas Escrituras e finalmente dêem a Ela o amor que Ela merece de todos os Seus filhos! Quem já leu o livrinho Vocabulário das Almas Pequeninas, de Padre Afonso Rodrigues, onde Jesus fala de Maria,com o titulo – Rainha Mãe – não fica indiferente . É o próprio Jesus Quem assim fala a respeito de Nossa Senhora... Como então não amá-La?
Como afirmar que ama muito a Jesus  e ao mesmo tempo dizer que não ama  Maria – a Mãe de Deus?

 Ave, cheia de graça! O Senhor é contigo!  - saudação do arcanjo São Gabriel  ao aparecer a Maria, quando em oração contemplativa.  Ora , se o próprio Deus, Senhor Todo Poderoso, Senhor do Céu e da Terra, nosso Pai do Céu,  é por Maria e está com Maria, como podemos  estar contra Ela, não amá-La?















Como tarefa de casa para este mês, leiamos e meditemos o capitulo RAINHA MÃE , do livro Vocabulário das Almas Pequeninas.

Um comentário :