sábado, 11 de junho de 2011

PALESTRA O BOM PASTOR

TEMA:
“O BOM PASTOR”

“A parábola do Bom Pastor , faz parte da Liturgia Pascal. Somos convidados a meditar esta maravilhosa realidade. “O Cordeiro redimiu as ovelhas, Cristo inocente reconciliou os pecadores, com o Pai. As ovelhas redimidas somos todos nós. Temos todo o motivo de nos alegrar com a vitória de Cristo que nos fez entrar em Seu redil. Somos Seu rebanho. Somos a conquista que Ele apresenta cheio de satisfação ao Pai! FOMOS SALVOS A GRANDE PREÇO!
Nossa salvação custou-LHE  a vida! Deu tudo de Si para nos redimir! O Bom Pastor acompanha o seu rebanho – cuida dele; conhece cada uma pelo seu nome. Jesus escolheu a imagem do Bom Pastor, que exprime sua intima natureza: Ele é bom e é poderoso. Ele ama as ovelhas- pagou por elas e quer leva-las às pastagens da felicidade eterna! A bondade é o distintivo essencial do Bom Pastor. Que não é sentimento – Ele ama e tem todo o poder de ajudar. Não há inimigo que Ele não possa afastar, não há lobo que Ele não reconheça, mesmo disfarçado!
O Bom Pastor está a altura de seu oficio. Jesus é comparado ao pastor e nós, às ovelhas. Há intimidade entre o pastor e as  ovelhas. Um rebanho precisa de um guia. Se somos chamados ovelhas, isso não é depreciativo! Exprime só a nossa condição de criatura, dependente do Criador!  A ovelha sabe de sua fraqueza.
Nós, Almas Pequenas, somos levados pelo caminho da pequenez, da humildade!
Reconhecemos nosso nada, entregando-nos com corpo e alma aos cuidados do Bom Pastor. Nossa atitude deve ser de plena confiança. É outro elemento básico do pequeno caminho. Santa Margarida Maria dizia: “VÊ minha fraqueza, tudo temo, de Vossa bondade tudo espero, ó Meu Deus!”
A ovelha é um animal frágil, mas torna-se satisfeita e sadia, se seguir os avisos do pastor. O rebanho protegido pelo bom pastor, pode viver em paz  e  com  alegria! Não precisa temer nada! Nosso lema: “Paz, Alegria e Amor.”  E o que nos dá esta alegria e paz são a música de amor que vem ``a nós pela “MENSAGEM DO CORAÇÃO MISERICORDIOSO DE JESUS”. Num rebanho, nem todas as ovelhas são dóceis. Existe uma outra rebelde. As vezes até ovelhas boas podem tomar atitudes rebeldes, não entendendo bem as ordens do Pastor, querendo andar por caminhos próprios, pular fora ou reclamar da disciplina necessária ao bem comum do rebanho. Mas, o Bom Pastor, saberá com paciência e firmeza chamar à razão as renitentes, prodigalizando-lhes novas graças. A té, em caso extremo, se uma ovelha se desgarrar, caindo no abismo, sabemos, pela própria manifestação de Jesus na Parábola da ovelha perdida, que o Pastor vai atrás dela, deixando as 99 boas, para trazer de volta a perdida.
É realmente espantosa a condescendência de Jesus, de Seu Coração Misericordioso. As ovelhas perdidas-as boas e as fracas – acham N’Ele a perfeita ajuda e atenção que precisam.
Disto temos a melhor prova no livro “MENSAGEM”, que é “O EVANGELHO ATUALIZADO”.  “O LIVRO VIVO” – onde nós deparamos com essa incrível bondade de Jesus, que não quer perder
nenhuma ovelha e que chama a todas as almas de boa vontade para entrar na Sua Legião das Almas Pequenas.”


COMENTÁRIO PESSOAL:
“Ao ler esta palestra de Frei Otavio Schneider, veio-me à memória uma certa pessoa que conheço.  Coincidência ou não , esta pessoa, quando fêz sua primeira comunhão, ganhou um belo tapete de parede, com a imagem de Jesus com as ovelhas, ou seja , “O BOM PASTOR”.
Segundo esta pessoa, este tapete sempre exerceu grande atração  e ternura, ao contemplá-lo – não o tapete em si, é claro, mas a imagem de Jesus como O BOM PASTOR.  Ao contemplar a imagem , ela se transportava para aquela ovelhinha que está no colo de Jesus, se identificava com ela, especialmente, nos momentos de sofrimento, que não lhe faltavam.
Coincidência ou não, esta pessoa teve como mascote, na infância, uma ovelha.
Na véspera de sua Comunhão,  o”Cordeiro”  foi imolado... Era como se Jesus dissesse a ela:
“Eu morri por você ,  para que você receba, na sua Primeira Comunhão, Eu mesmo, em forma de pão e de vinho. Você receberá , dentro de você, pela primeira vez, Eu,JESUS, Aquele que te ama e  que espera,com paciência, o dia que você aceitará  ser só Minha, Minha Esposa Mística. É o destino  que já tracei para você!”
E esta pessoa me contou que, a Primeira Comunhão foi  para ela, um dos dias mais felizes  e  inesquecíveis  de sua vida!

Também, em certa fase de sua vida, foi “uma ovelha perdida” -  uma ovelha  rebelde!...



Mas um dia, pela graça do Amor Misericordioso de Jesus, finalmente decidiu dar seu SIM à Jesus, que Lhe deu a honra, sem mérito de sua parte, de ser Sua Esposa Mística, como “Consagrada”, fazendo parte de  uma”  Ordem  de   Consagradas”!  Tornando-se uma pessoa  mais em paz consigo mesma e feliz com a sua bela vocação; e agradecida a Deus por tamanho carinho e cuidado com ela, durante a sua vida!... Evidente, a vocação que o próprio Jesus já havia lhe designado já antes de nascer – pois cada um que vem a este mundo, já tem sua vocação designada por Deus. É PRECISO PEDIR AO ESPIRITO SANTO, COM HUMILDADE, O DOM DO DISCERNIMENTO, para saber , na verdade, qual a real vocação para a qual Deus designou a pessoa ,para dar-LHE maior glória e ser um instrumento Seu para colaborar  com Ele, na Sua Obra Redentora,segundo a vontade de Deus, e não segundo a nossa própria vontade ou da família ou da sociedade!... Só assim é que a pessoa se sente realizada e feliz, mesmo em  meio aos sofrimentos  inevitáveis da vida, como deram  o exemplo os Santos, e ser  luz  e  bênção  para seus irmãos.  Se , pelo menos, todos os BATIZADOS, assim agissem, antes de tomarem decisões precipitadas, só “ para estar na moda” ,    “para não ser excluído , discriminado ou taxado de antiquado “, quantos casamentos infelizes poderiam ter sido evitados... Quantas   crianças  neste mundo  poderiam  viver num  lar mais harmonioso  e feliz , se só se casassem pessoas verdadeiramente com vocação para o casamento e para a maternidade e a paternidade responsável ...  Quantas crianças deixariam  de  ser  abortadas, jogadas no lixo ;  e quantas crianças,se tornariam adultos  sedentos, não de violência e de ganancia, egoístas, mesquinhos, mas sim, seguindo os Mandamentos de Deus, seriam adultos  mais solidários, honestos, enfim, luz e bênção para seus irmãos e não  motivo de desgraça, sofrimento,  angústia !... Para finalizar, esta pessoa, segundo me contou, escolheu e  mandou gravar, em sua aliança,( como fazem todas as mulheres que fazem  parte da ”Ordem   de     Consagradas”),  o SALMO 22 , como seu lema,: “O Senhor é o Meu Pastor , nada me faltará”, (muito menos a fortaleza e a coragem  para sofrer bem e em paz), já que sem O Bom Pastor, ela não é nada e não consegue nada, mas com Ele , ela tudo pode e consegue, até o que parece impossível aos olhos humanos!”

Nenhum comentário :

Postar um comentário