sábado, 11 de junho de 2011

TEMA: FINADOS








MES DE NOVEMBRO
TEMA: 
“A TERRA PROMETIDA”

Neste mês lembramos o fim da vida. O Dia de Finados lembra nossos entes queridos que ainda estão se purificando , e o dia de Todos os Santos nos lembraba meta final à qual todos somos chamados. É a Terra Prometida para os justos. É o céu que espera a todos nós.
Estamos em caminho – somos convidados a refletir sobre nosso destino final. A Terra aqui não nos satisfaz os nossos desejos. Temos, pois,  uma meta a alcançar. Aonde devemos chegar. Olhando só este mundo com seus bens passageiros, o coração se entristece pensando: até quando terei isso? A qui na Terra tudo se  desfaz com o tempo. As alegrias contêm lágrimas. “Tudo é vaidade a não ser amar e servir a Deus  “.  Jesus promete a terra onde corre leite e mel. Nosso coração não nos ilude quando aspira a felicidade plena. E será saciado por Aquele que colocou em nosso coração essa ansiedade . Santo Agostinho diz:  “o nosso coração está inquieto enquanto não repousa em Deus”.  A Terra Prometida é, pois, Feliz Realidade para os que seguem Jesus.
Para as Almas Pequenas a Santidade é a meta que na” MENSAGEM”, se propõe. Jesus diz: “Pede a santidade e Eu  serei feliz em  cumular-te dos meus dons”. Mas como é essa Terra Prometida? Queremos aprofundar nosso conhecimento, enquanto possível. De antemão, devemos confessar que para nós é difícil falar daquilo que apenas ouvimos falar. Mas, contudo, a luz da fé, podemos fazer algumas reflexões, que nos ajudem de alguma maneira a saber, que é o Céu. Sobre isso Santo Agostinho diz: “Lá, descansaremos, lá louvaremos, lá amaremos”.
1º Lá descansaremos: Quando se está cansado, atordoado, a gente quer repousar. Como nos faz bem, depois de um dia atarefado. As preocupações se foram, o repouso, o sono, compensam as fadigas.
2º Lá louvaremos: O cansaço deu lugar a uma alegria. O descanso no Céu não é inércia. É o sentimento pleno de paz, de alegria que se exterioriza em canto de louvor e de agradecimento. Mas é um júbilo silencioso, do intimo do nosso ser – que não incomoda os outros. Faz parte de nossa felicidade, manifesta nossa gratidão a Jesus, que nos cumulou de tantos dons. É o Santo,Santo, Santo que cantaremos sem cessar!
3º Lá amaremos: É a atividade principal, pois o Céu é a pátria do Amor! Foi o amor que nos levou para ao Céu e que nunca acabará. Fé e Esperança acabarão,mas a Caridade, o Amor, jamais passarão. Isso que no fundo do coração humano sempre desejou: um amor sem limites que deixa a alma plenamente satisfeita. Pois A quele que amaremos é o objeto mais digno e mais sublime de amor. No Céu  a alma plenamente feliz dirá: “Achei Aquele que ama minha alma, e não O deixarei mais”. Santo Agostinho termina dizendo:”Isso será no fim, quando já não haverá mais fim”. O Amor, é pois, a meta última, mas é uma meta que sempre mais se alarga. Essa felicidade não terá fim. O A mor de Deus é uma fonte inesgotável, seremos inundados da abundancia de Sua Casa!
A Festa de Todos os Santos nos convida a procurar firmemente a santidade que nos levará à Terra Prometida. Para tanto, contamos com a ajuda dos Santos, de Nossa Senhora e do próprio Jesus que é o Autor da Santidade.
Ele, Jesus, diz na “MENSAGEM”: “Quereis... que Eu faça santos de vós? Então deixai-Me agir, no segredo de vossos corações”. (4.11.93).

 



 






Temos pois, na “MENSAGEM”, uma ótima orientação à santidade. POIS É A MENSAGEM DO AMOR E O AMOR É A ESSENCIA DA SANTIDADE.”







Nenhum comentário :

Postar um comentário