sábado, 11 de junho de 2011

ULTIMA PALESTRA DE FREI OTAVIO SCHNEIDER- MARÇO DE 2002

ULTIMA PALESTRA DE FREI OTAVIO:
TEMA: “PROCURAI AS COISAS DO ALTO”

“Tudo mudou com a Páscoa. A ressurreição de CRISTO é um fato tão singular, tão grandioso, que mudou todas as coisas. O mundo condenado pelo pecado, ficou redimido. As trevas se mudaram em luz, a tristeza em alegria. Tudo ficou novo. A criação não é mais a mesma. O homem tem diante de si um futuro glorioso. O céu se lhe abriu. Somos convidados a olhar para o alto, procurar as coisas do alto, como diz o apóstolo. Mudança interior na vida dos discípulos. A fé vacilante, as dúvidas se mudaram em certeza. A atitude de Tomé tem que ceder a evidencia  dos fatos. Jesus o convida  a tocar Suas chagas, para lhe tirar a dúvida. E ele se rendeu a graça. Assim também para nós a Ressurreição tira todas as dúvidas. A novidade da Páscoa se manifesta, pois, antes de tudo, no interior da pessoa. Pela graça da Redenção nós nos tornamos homens novos. Ficamos participantes da natureza divina, isto é, Filhos de Deus por adoção. O homem velho marcado pelo pecado, deve morrer, para dar lugar  a essa  vida nova.  O pecado original nos tinha afastado de Deus e os pecados agravaram a situação. A Páscoa nos trouxe a libertação de toda essa miséria. Uma grande herança nos espera. No batismo, recebemos a natureza divina, aí nasceu o homem novo. Devemos realizar na vida prática, essa vida nova. Sabemos que aí está a dificuldade. O homem velho em nós não quer ceder facilmente o seu lugar. Pois a vida nova deve atingir todo o nosso ser. É um processo lento, doloroso. Nós, Almas Pequenas, devemos deixar Jesus trabalhar em nós. Ele nos diz: “Deixai-me entrar. Eu agirei por vós. Eu amarei por vós.” O contraste entre o homem velho e o homem novo é grande.  Se o homem novo busca as coisas do alto, o homem velho busca as coisas da terra. A imagem do homem novo que Jesus libertou é bem diferente. A vitória de Cristo entrou no seu coração, derrubando as estruturas velhas, as idéias antigas. Recebeu um coração novo. O dinheiro, os prazeres, as riquezas já não o atraem. Passa de lado como se fosse lixo.  Santa Catarina de Sena conta que Jesus  lhe trocou misticamente o coração, tirando-lhe o coração antigo. Ficou três  dias como morta. Quando Jesus reapareceu com um coração novo na mão, que colocou no lugar do antigo, ela reviveu e exclamou: “Não sou mais a mesma!”  A Alma Pequena pode dizer que se deixou transformar. Só que na realidade para nós essa troca não durará só três dias, mas, três anos ou 30 anos ,ou mais! Porque na vida espiritual há um processo de crescimento, de purificação e de santificação.  A vitória pascal de Cristo se realiza na sua totalidade ao longo de nossa vida. Nossa parte é colaborar, é aceitar a graça oferecida. Então tudo se torna luminoso na alma que assim se purificou. O amor de Jesus triunfando em nós faz maravilhas. Diz a MENSAGEM: “Os desejos mais altos não são nada ao lado daquilo que o amor pode realizar, quando reina a plenitude numa alma.”(8.2.80).
Pela leitura da MENSAGEM, nós nos abrimos aos influxos da graça. Jesus diz que vai tocar os corações dos que lerem com fé e humildade. A força da vitória pascal é tão grande que pode fazer-nos santos a todos! Peçamos a Jesus que entre em nossos corações, iluminando-nos e preparando-nos para a Páscoa Eterna, que não tem fim.”



                            

Nenhum comentário :

Postar um comentário