sábado, 11 de junho de 2011

PALESTRA: SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


Mês  de Junho – Sagrado Coração de Jesus:
TEMA:  “AS QUEIXAS DO SAGRADO CORAÇÃO”

“ O mês de junho nos convida a aprofundar o porque da devoção ao Sagrado Coração de Jesus, aí devemos nos referir às origens desta devoção.
“Eis o coração que tanto amou os homens, recebendo em troca, por muitos, esquecimento, frieza e ingratidão; também por parte daqueles que se dizem meus amigos”.
Essas queixas motivaram a nova devoção ao Sagrado Coração, e Santa Margarida Maria foi escolhida para levar aos homens este apelo de Jesus lembrando-lhes o imenso amor de que são objetos.
Uma das queixas refere-se ao esquecimento. Os homens esquecem facilmente o sentido último de sua vida-foram criados  por amor e para o amor. Nossa vida toda devia estar impregnada deste amor, e os homens esquecem tantas vezes. Para evitar esta falta, nada melhor do que lembrar-nos de quanto Jesus sofreu por nós. As Suas chagas, principalmente a do Seu Coração, são prova certa desse amor!
Esta chaga, Jesus quis mantê-la para sempre aberta para que todos pudessem entrar por esta porta no santuário do Seu Amor. Ele quis que fizessem uma imagem do Seu  coração aberto para que, vendo com nossos olhos, compreendêssemos melhor o significado desta chaga.
Além do esquecimento, é a frieza de que Jesus se queixa. Esquecendo os benefícios recebidos, nosso coração torna-se frio em relação a Deus e as coisas de Deus. Faltando o calor, a fé torna-se fria. As práticas religiosas são feitas maquinalmente, sem entusiasmo. Assim a religião torna-se um peso, os mandamentos são observados mais  por temor do que por amor. Deus é visto mais como um senhor que manda, do que um pai que nos ama.
Ao falar em frieza, tamém falemos de tibieza, relaxamento voluntário. A alma não reage a este estado, acostuma-se a uma vida medíocre. Há um estado de provação para as almas fervorosas, em que, as vezes, não sentem o grande fervor antigo. Essas almas que se tornam tíbias ficam impedidas de caminhar para a perfeição. Essa tibieza só pode ser afastada pela lembrança do amor de Jesus. É O REMÉDIO INDICADO!
A última queixa de Jesus é a ingratidão. É CONSEQUENCIA LÓGICA TAMBÉM DO ESQUECIMENTO E DA FRIEZA. Esses males costumam costumam estar juntos, pois não são só dos inimigos de Jesus, mas também pessoas de fé e até devotas, de certo modo, podem ser vitimas dessas doenças da alma. Nem todas são totalmente frias, há almas mornas de que o Evangelho fala: “Oxalá fosses quentes ou frias, já que és morna, vou começar a vomitar-te da minha boca.” As almas assim mornas  costumam também ser ingratas.

O Coração de Jesus , para nós, Almas Pequenas, tem um significado todo especial: por isso é importante que seja aprofundado este tema. Quem fala em coração,fala em amor, e Jesus, oferecendo-nos o Seu Coração nos dá o seu AMOR!. A  consagração ao Coração de Jesus é , portanto, uma entrega incondicional ao Amor de Deus. Nós fomos criados por Deus e a nossa finalidade como filhos de Deus é fazer da nossa vida uma retribuição de amor a Deus!
Quem não ama leva uma vida feia , insipida. O segredo, portanto, de todo apostolado, de toda perfeição, de todo progresso espiritual, é o AMOR. Deus não nos julgará pelas obras que fizemos propriamente, mas sim, pelo amor com que as praticamos. A tragédia do homem é que ele não compreende bem a sua vocação e dirige seu amor para bens inferiores, que lisonjeiam os sentidos. Deus não pode tolerar ser colocado abaixo de bens passageiros, caducos, e, por isso,, o homem, pode ser levado à desgraça eterna. Portanto, o Coração de Jesus vem nos ensinar o caminho do verdadeiro AMOR. Jesus quer de nós um amor de vontade, sincero, mesmo no sofrimento, e não um amor sentimental que depende das nossas emoções. Que o Saagrado Coração de Jesus, em sua festa, afervore nossos corações’.

COMENTÁRIO PESSOAL:
“Neste mês de junho que são comemoradas datas de Santo Antonio – santo casamenteiro  e o Dia dos Namorados, vem a mente um trecho de uma homilia de Padre Fernando Cardoso da Rede Vida, no qual ele diz:  ...”No entanto, quando não se trata da escolha do mal, quando se trata de uma boa escolha, é bem mais difícil saber se DEUS nos quer conceder aquela obra, se Deus deseja que a realizemos ou não. Tomemos um exemplo simples. Um jovem ou uma jovem, num determinado momento de sua vida, pensa em casamento e busca com quem se casar. Se ele ou ela , porém,  for pessoa de fé e familiarizada com a Palavra de Deus perguntará a Ele se deseja que se case, que realmente se case com a pessoa por ele ou por ela escolhida ou se dele ou dela  deseja outra coisa. Se nos familiarizássemos com esse procedimento, quantos males, retardamentos ou desastres seriam evitados! Se perguntássemos constantemente a Deus se deseja que realizemos o que nos parece um bem ou, ao contrário, se quer nos apontar outra direção, como teríamos crescido muito mais na vida em Cristo! Essa é uma orientação que sugeriria a cada um antes de tomar suas decisões”.
A sociedade cobra muito, principalmente das mulheres, o casamento como atestado de realização e de felicidade, mas a própria realidade tem contestado esta tese , que querem nos impor a qualquer preço, até ao preço da perda da dignidade da mulher. Na maioria das vezes, como  constatamos, é só ter olhos para ver, o casamento, quando não se tem vocação para tal, acaba por revelar mais cedo ou mais tarde certos estados psicóticos e piorá-los, tornando o casal infeliz, e pior, se tiverem filhos, passar valores contrários aos mandamentos de DEUS e se tornarem adultos agressivos, problemáticos e... doentes psíquicos até, apelando para as drogas, sexo desenfreado, torturar  uma pessoa até a morte, práticas sexuais imorais, inclusive dentro do lar, como estamos cansados de ver na mídia!  É O PRÓPRIO  JESUS QUEM  DIZ ESTAS PALAVRAS NA “MENSAGEM” – 1º VOLUME -  “SÓ EU POSSO DAR-LHES A PAZ  E A ALEGRIA; A FELICIDADE NA TERRA É CRER NO MEU AMOR; SÓ EU DOU A VERDADEIRA FELICIDADE!”



E termino este meu comentário com um belíssimo pensamento de São Joao da Cruz  e de Santa Teresa de Avila, desbancando a tese do mundo hedonista , freudiano que vivemos e cada vez mais infeliz,  estes grandes santos e místicos, provando que é possível ser feliz e realizado sem a obrigação  de se ter um namorado/namorada ou esposa/esposo , pois o essencial nesta vida é amar a Jesus Cristo, nosso Salvador e que nos ama  tanto na saúde quanto na doença; tanto quando somos jovens e não mais tão jovens; belos  ou  menos belos ; nas alegrias da vida quanto nas dificuldades  e sofrimentos,  inevitáveis, que a vida reserva a todos, sejam crentes ou ateus:
“Nada te perturbe, nada te amedronte, tudo passa. A paciência tudo alcança. A quem tem Deus nada falta,SÓ DEUS BASTA!”    ( Santa Teresa de Avila).

“ Toma a Deus por ESPOSO E AMIGO, com quem andes constantemente e não pecarás e saberás amar, e as coisas necessárias para a tua santificação e salvação, sucederão prosperamente para ti.”   ( São João da Cruz ).
                 


Nenhum comentário :

Postar um comentário