sábado, 11 de junho de 2011

PALESTRA QUARESMA 1

PALESTRA  QUARESMAL Nº 1:

“ Reunião é expressão de nossa boa vontade e desejo de ser Alma Pequena.
A Igreja é mestra em levar as Almas Pequenas para Deus. Por isso não faltamos. Mas não podemos fazer tudo de uma vez. Estamos sujeitos a lei do menor esforço, mesmo com boa vontade a pessoa precisa de renovação .Como  na primavera, onde tudo se renova. Na vida espiritual há um esforço novo na Quaresma. Há sempre um tema central e a Igreja quer criar em nós um homem novo. Pode haver conversão como São Paulo, mas ele foi 3 anos para o deserto, para Nosso Senhor ensinar-lhe. A Quaresma é um tempo, não termina, precisamos sempre de renovação. É necessário que Deus nos dê um coração novo. Sozinhos não temos capacidade. Nosso coração é egoísta, duro e insensível, é preciso uma troca. Nós queremos ser diferentes. E Nosso Senhor promete  se colaborarmos com a graça. SERMOS PEQUENOS É A CHAVE!
Na Europa existe uma associação dos Corações Pequenos. A conversão nos leva a ser pequenos. Nós nos colocamos num pedestal e  é  do pecado original  esta atitude de auto-suficiencia, ela dificulta a ação de Deus. Podem ser pessoas boas, mas existe nelas uma barreira onde a graça, não pode passar, se a pessoa não colaborar. Na Quaresma devemos deixar o Senhor nos converter. A pequenez cria virtudes se a raiz é boa, todo fruto será bom, uma pessoa pequena não será briguenta , maldosa, ressentida nem com tendências de criticar!
Até o Santo Padre é criticado (ordenação feminina). Revelam que há confusão no mundo católico. Para as Almas Pequenas, não há problema – para elas a Igreja é Mãe e guiada pelo Espirito Santo!
A conversão atinge a pessoa toda. Para as mandonas, orgulhosas – pois o orgulho é raiz venenosa – o orgulhoso não aceita repreensão e se vinga, guarda rancor, se afasta.  Os pequenos aturam tudo por amor a Cristo. Devemos na Quaresma – “reforçar nosso esforço”.
No Evangelho de hoje, Jesus nos ensina como rezar – Oração interior – a Oração de louvor é bom, mas devemos ouvir Jesus. Ele gosta de falar no silencio.” Retira-te para falar com teu Pai.
Jesus quer conversar , com” MARGARIDA” é sempre um diálogo. Todos temos o Dom de escutar pela fé. Temos sempre o que dizer em segredo ao nosso Pai.
Através das purificações, aceitar as contrariedades, é preciso sermos repreendidos. Não se deixar vencer pelo desgosto.
A vida de oração é para as  almas corajosas!  Que aceitam cruzes – que são purificações.
Este é o caminho de Jesus.  Foi  o que Ele escolheu para nós. “Convertei-vos, e crede no Evangelho”.    Procuremos a graça de Deus.   Leitura de alguns textos da” MENSAGEM”:
- “Obedecer e atentamente crê no Meu Amor por vós.”
-“No Céu a ocupação é o Amor; é como o ar, faz parte da Vida Celeste”
- “Feliz aquele que põe em Mim a sua confiança.”
OBS: Antes de encerrar a Reunião Mensal, Frei Otávio, após esta Palestra, lembrou que no mês de junho, daquele ano de 1995, haveria CONSAGRAÇÃO, para aqueles que já tinham um ano de frequência e não quisessem continuar apenas como simpatizantes do Movimento.   Explicando melhor: Na Legião das Almas Pequenas há dois grupos que dele fazem parte – os Simpatizantes, que só frequentam as Reuniões Mensais, porque gostam da “MENSAGEM”,  e aqueles que desejam se consagrar como Alma Pequena, atendendo  ao pedido de Jesus e assumindo com Ele o compromisso  de colaborar, mais de perto, com  Sua Obra de salvação da humanidade. Jesus diz na “MENSAGEM”:  “Para cada Alma Pequena , Eu dei um certo número de almas para salvar.” Por isso a importância de não ficar apenas como simpatizante da Obra, mas , comprometer-se com Ela, CONSAGRANDO-SE, como dizia Frei Otávio em diversas ocasiões!...


COMENTÁRIO PESSOAL:
“ Lendo esta Palestra , na parte que, Frei Otavio diz que” a Alma Pequena (os pequenos) aturam tudo por amor a Cristo”, veio à minha memória o que Jesus disse à Santa Faustina, quando esta se queixava  a Jesus das pessoas que a faziam sofrer...
“O Senhor me disse: Não te preocupes com o procedimento dos outros. Tu deves proceder como Eu te mando; deves ser a Minha Imagem viva pelo amor e pela caridade.  Respondi: “Senhor, mas muitas vezes abusam da minha bondade” – Não faz mal, Minha filha. Não te preocupes com isso; tu deves sempre ser caridosa para com todos, especialmente para com os pecadores.”
Jesus não dá este conselho só para Santa Faustina, mas também para todos nós , os Batizados, sendo Almas Pequenas Consagradas ou  apenas  Simpatizantes; sendo católicos praticantes ou “a la carte”!...”

Nenhum comentário :

Postar um comentário